quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Estratégia de conquinta para a igreja



ESTRATÉGIAS DE CONQUISTA PARA A IGREJA
  
  
        Os processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicacão desde o fim do séc XX e desde o início do séc XXI denominamos por globalização.       
        Actualmente devido, a busca desta satisfação pessoal e realização profissional e outros motivos, o homem muitas das vezes tem pecado, esse pecado tem se multiplicado e consequentemente, o amor de muitos Cristãos por Cristo tem se esfriado. (Mateus:24:12.)     
        Para mudar esta situacão dezagradável no ceio da igreja, estou aprezentando estratégias que são de extrema importancia pra igreja, se implementadas estas estratégias dentro dela, certamente trará resultados positivos dentro da mesma e é de mais valia pois, como igreja, sairemos da situacào desconfortavel em que muitas vezes nos encontramos.
  
        Estratégia: segundo (Mintzberg) trata-se da " Forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”. É a pré-visualização ou implementação de plano de ação, prespetivando o alcanse de um resultado.
        A palavra vem do grego antigo stratègós (de stratos, "exército", e ago, "liderança" ou "comando" tendo significado inicialmente "a arte do general") e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense.   Atualmente, o conceito de estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial e encontra-se abundantemente na literatura da especialidade.

        Conquista:  Situação resultante de uma luta ou objectivo prespetivado anteriormente. Tomada de posse de algo.
        Cristo fez referencia, a Pedro dizendo: Tu és Pedro e sobre esta pedra edifico a  minha igreja, que na qual as portas do inferno não prevalesserão contra ela.
        Parece que nos dias de hoje essa promessa não tem se cumprido sobre a igreja. Devido ao facto da igreja ignorar as estratégias usada pelo inimigo e não fazer  não criar suas estratégias que lhe possibilitam a fazer face ao inimigo e ganhar nesrta batalha.
        Estamos num mundo de guerra intensa e a dura realidade é que, hoje ficar parado, não é mais opção. Como igreja, se queremos prevalecer: Temos de criar estratégia para conquistar a nossa vitória. 
         O livro de Josué contém cinco estratégias reveladas pelo Senhor  a Josué para que Seu povo conquistasse a Terra Prometida (Jericó). São as mesmas que o Espírito Santo revela à Igreja  com vistas ao seu crescimento:

Santidade dos Líderes e do Povo:  A palavra que Deus deu aos Israelitas em Js 7:13 esclarece bem as conseqüências da falta de santidade para o povo de Deus: Levanta-te, santifica o povo... diante dos teus inimigos não poderás suster-te até que tires o anátema do meio de vós.  O Senhor deixou bem claro que não haveria vitória sem santidade!  Em contrapartida, ao seu povo santo, Ele prometeu: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós (Js 3:15). Longe de nós esteja o padrão de sacerdócio exercido por Nadabe e Abiú, filhos de Arão, que ofereceram fogo estranho ao Senhor (Lv 10:1). Cada um cuide de examinar a sua tenda e livre-a daquilo que Acã omitiu (Js 7:21).

Obediência à Palavra:  Mais deste modo deste modo, maprendemos. As primeiras instruções do Senhor a Josué são muito enfáticas: não se apartar da Sua Palavra, conhecendo e praticando Seus mandamentos (Js 1:8). Antes da conquista de Jericó, quando Josué conduziu o povo a cumprir à risca a ordem de Deus de simplesmente marchar ao redor da cidade por sete dias, houve um encontro dele com o Senhor. Eis a preocupação de Josué: Que diz meu Senhor ao seu servo? (Js 5:14). Em Js 11:15 temos o registro de que a obediência foi ingrediente para que o povo de Deus vencesse trinta e um reis de Canaã e seus exércitos.

Confiança no Poder de Deus: O Senhor foi muito claro em sua promessa ao seu povo: Todo lugar que pisar a planta do vosso pé vo-lo tenho dado (Js 1:3).  O livro de Josué contém o registro de várias maravilhas operadas pelo Senhor em favor de Seu povo. Tais maravilhas nos inspiram a também confiarmos que Jesus é o Príncipe do Exército do Senhor (Js 5:13 e 14) e que peleja por nós! Eis uma relação de maravilhas operadas pelo Senhor em Josué: as águas do Jordão se abriram (3:16), os muros de Jericó caíram (6:20), pedras dos céus caíram sobre os inimigos (10:11), o Sol e a Lua se detiveram por horas (10:12-15), um grande exército desbaratado pelo Senhor (11:4).
Unidade do Povo de Deus:  No capítulo 10 do livro de Josué encontramos o testemunho de que a unidade foi fundamental à conquista de Canaã. No verso 25, encontramos a promessa do Senhor de agir contra os inimigos de seu Povo e a partir do verso 29 temos o relato de que Josué e todo o Israel com ele se dedicaram à luta. A informação de que todo o povo estava unido com Josué se repete nos versos 31, 34, 36, 38 e 43.
Esta estratégia é enfatizada no Novo Testamento. Jesus ensinou acerca da necessidade de vivermos em união a fim de cumprirmos nossa vocação como Igreja (João 13:34-35 e 17:11 e 21). A Igreja dos Apóstolos colocou em prática estes ensinos (Atos 4:32-37). O apóstolo Paulo deu ênfase a este ensino em suas Epístolas (Rm 12:16, II Co 2:10, Gl 5:14 e 15, Ef 4:1-16, etc).
Disposição para a Luta:  No primeiro capítulo de Josué constam as instruções que Deus deu ao seu servo que agora assumia a liderança do seu povo. No verso 3 há a promessa: Todo lugar que pisar a planta do vosso pé vo-lo tenho dado. Em seguida, por quatro vezes o Senhor disse a Josué: Esforça-te e tem bom ânimo! (vs. 6, 7, 9 e 18). Sem a atitude de coragem e disposição para lutar e tomar posse da terra as conquistas não se concretizariam. O livro de Josué contém relatos inspiradores de homens de coragem: Calebe, em 14:11 e 12 e 15:13 e 14 e os Valentes e Valorosos, em 10:7 a 10. Este livro nos ensina também que quando falta a disposição para tomarmos posse das bênçãos do Senhor elas acabam se perdendo (18:3).
Aproveitemos a oportunidade em que nos encontramos no fim do ano de 2011, pra fazer um balanço de como nos temos apresentado como igreja e façamos uma revisão geral de nós, de modos que marquemos diferença na sociedade no ano de 2012. Que o Senhor nos ajude a entendermos e praticarmos estas estratégias fielmente, desfrutarmos de todas as infaliveis conquistas e bençãos que ele prometeu e desde cedo planejou para nossas vidas!

Tenha um ano de 2012 abençoado em nome de Jesus...

2 comentários:

  1. Como igreja, o que nos fará ser diferente e fazer face as afrontas do inimigo é colocar em prática todas as estratégias que Cristo deixou pra nós. De certeza que assim nós venceremos, pois Jesus deixou bem claro em uma declaração sua: As portas do inferno não prevalecerão contra a minha igreja.

    ResponderExcluir
  2. Como a algum tempo que não fazia uma visita, hoje resolvi ver o que está a escrever.É o anseio da minha alma que Jesus seja consigo, e encaminhe seus passos pela vereda da justiça. E que Ele cresça na sua vida de maneira que seja visto pelas pessoas que rodeiam sua vida, que o amor de Jesus fortaleça sua vida, e seja como um rio transbordante. Também resolvi dizer-lhe que embora não te conheça mas em Cristo te amo, e continue a ser luz. Um abraço. Se desejar, mas é só se quiser siga meu blog, de volta seguirei o seu.

    ResponderExcluir