terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Mestre, disciplos e missão. Mateus:4:18-20

No conceito de mestre, é fundamental afirmar que o mestre só recebe este título quando tem um discípulo a quem ensina (os que são seus seguidores), e discípulos por sua vez só o são porque cumprem uma missão dada pelo seu mestre.
Uma vez que o mestre dos Cristãos é o próprio Jesus, então, o verdadeiro discípulo deve aprender com ele (Cristo), de modos que andemos como ele andou, falemos como ele falou e vivamos como ele viveu. Portanto, nossas ações devem evidenciar muito bem o que ele é, pois somos embaixadores dele aqui na terra.
Uma vez que recebemos Jesus como nosso Senhor e Salvador "nosso mestre", devemos andar segundo os propósitos dele e precisamos entender que muita das vezes os propósitos dele diferenciam-se dos nossos. 1-Pedro2:21-22 "Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado".
Tal como referenciado acima, vemos que em Isaías:55:8-9, Deus fala por meio do profeta messiânico fazendo referencia ao seguinte aspecto; "Os meus pensamento não são os vossos pensamentos, nem os meus caminhos os vossos caminhos. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos". Esta afirmação de Cristo evidencia a enorme disparidade que existe nos nossos pensamentos naturais (pensamento humano) se comparados aos pensamentos de Deus. No entanto, não obstante a essa disparidade, se realmente estivermos em cristo e ele em nós, ouviremos a vós dele e verdadeiramente  seremos seus discípulos.
Nos tornamos discípulos de Cristo quando observamos vários aspectos importantes envolventes nesse processo, mais dentre esses aspectos importantes existi um no qual merece um destaque, esse chama-se missão.
Como discípulo, não basta ter um mestre pra seguir é preciso ter uma missão pra cumprir e essa missão deve ser a que foi passada pelo mestre e não a idealizada por nós mesmos. Infelizmente como discípulos temos recebido uma missão desde o inicio dada por Cristo (o mestre), e no decorrer do serviço de cumprimento desta missão por um ou por outro motivo nosso acabamos por inventar outra missão que não é a que foi anteriormente designada por Deus.
No texto base para o nosso estudo de hoje venho compartilhar sobre a importância de agirmos como bons discípulos do rei Jesus realizando com maior nível de excelência a missão que ele designou para nós.
O conhecimento da missão fará que os discípulos sejam bons servos e seguidores do mestre Jesus.
Vemos no texto em causa dois homens pescadores (Simão o Pedro e André) realizando sua atividade (v.18), Jesus o mestre faz um convite para estes, chamando-os a deixar de ser pescadores de homens para ser pescadores de almas e esses ouvindo o convite logo deixaram as rede e seguiram-no. (v. 19 e 20).
Eis aqui um mestre (Jesus), uma missão (ser pescadores de alma) discípulos (Simão Pedro e André).
Amados, nesse texto o que mais chama atenção é a maneira como foi passada a missão aos discípulos e a forma decisiva como esses respondem a missão. A forma como Simão Pedro e André respondem a missão mostra que verdadeiramente eles sabiam que esta não era qualquer missão e o que lhes designava a missão (Cristo) não era um mestre qualquer, mais era o mestre dos mestres.
Quando os discípulos receberam a missão de deixar as redes e sair a pescar homens, certamente foram tidos como irresponsáveis e acredito que algumas pessoas próximas a eles (amigos, colegas de profissão, vizinhos e famílias) não só acharam errado o facto deles atenderem a missão, mais provavelmente também comentaram negativamente e tentaram fazer-lhes acreditar que eles estavam errados, pois eles estavam aparentemente deixando de fazer algo certo pra fazer algo incerto, estavam a deixar algo lógico e sério diante da sociedade para fazer algo incerto e sem nexo, mais esses discípulos sabiam muito bem quem falava (o mestre) e o que falava (a missão) por isso não deram ouvidos a esses comentários externos .
De certeza que comentários como os que provavelmente existiram contra a atitude desses discípulos também verificam-se nos nossos dias, nas nossas vidas. Meus irmão aqui estou a compartilhar algo que Deus falou comigo; Além da missão mais importante que Cristo designou a igreja "Ide por todo o mundo, pregai o evangélico a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mais quem não crer será condenado"  Mar:16:15-16 existe também outras missões especificas que o mestre Jesus por meio do Espírito Santo fala conosco individualmente para agirmos. Essa missão muita das vezes pode ser; Entregar uma profecia a igreja ou a uma pessoa, atender a um chamado especifico para evangelismo em determinado lugar da cidade/ estado/ mundo, interceder incessantemente por uma pessoa em plena madrugada quando estamos cansados, abençoar alguém com os últimos os únicos e últimos recursos que possuímos... Enfim, amados são várias missões dadas a cada um em tempos diferentes e em tempos diferentes. Mais amados antes de atendermos a cada uma dessas missões precisamos ter certeza uma coisa importante.
- Ter certeza se realmente é Jesus (o mestre) que está falando conosco.
É importante sempre que possível  procurarmos confirmação de Deus a fim de sabermos se a missão que estamos recebendo procede dele verdadeiramente. Pois, quando sabemos que a missão procede dele por mais que seja, ainda que se levantem comentários externos contra nós não temeremos no cumprimento da nossa missão, levaremos avante a mesma, com maior ou menor dificuldade alcançaremos a missão com o auxilio do rei Jesus. Pode ser difícil, todavia com cristo no controle nós terminaremos a missão "combatendo um bom combate, acabando a carreira e guardando a fé" 2 Tim: 4:7 .
Meus queridos irmãos, dentro de aproximadamente duas horas o ano de 2013 termina e começa um novo ano, nova jornada novas metas e certamente novas missões específicas que o mestre Jesus designará para nós com além da grande comissão; Portanto, meu  desejo para a vida de cada um de vós no novo ano que se inicia é que ouçam a voz de Deus e quando ouvirem a mesma, tenham certeza que é ele que fala e façam tal como ele falou por mais que se levantem (amigos, familia, colegas e até mesmo irmãos 'da igreja').
Lembrando; Tenha certeza de que realmente é Deus que está a falar com você para fazer essa missão faça tal como ele está a orientar, pois por mais que possa ser difícil no momento, mais depois saberás que valeu obedecer do que sacrificar.
Querido servo (a) do Senhor, desejo que o reino de Deus (o mestre) venha sobre a tua vida em 2014 e se cumpra a vontade de Cristo sobre você e toda a tua família em nome de Jesus.
Lembre-se ouvir a voz de Deus é bom, mais melhor é obedece-la.
Que Deus te abençoe grande e poderosamente!













Nenhum comentário:

Postar um comentário